Exposição de Harmónios e Concertinas dos séc. XIX e XX


Está a decorrer no Museu da Música, até ao próximo dia 15 de Setembro, uma exposição de harmónios e concertinas dos séc. XIX e XX pertencentes à coleção particular de Henrique Figueiras.

Esta exposição visa evidenciar aspetos organológicos e culturais destes instrumentos populares, focando também o colecionismo particular, muito presente na génese do próprio Museu da Música.

Quem é o colecionador Henrique Figueiras?

Com origens no distrito de Viana do Castelo, Henrique Figueiras, músico, investigador e professor de concertina e harmónio, possui uma coleção de cerca de 50 exemplares de harmónios e concertinas dos séc. XIX e XX, dos quais serão expostos os mais representativos.

O pai também era tocador e o interesse pela tradição familiar e pelos costumes da terra iniciou-o, aos 12 anos, nesta aventura. Hoje em dia, Henrique Figueiras procura restaurar, com o máximo de cuidado, cada uma das peças que vai adquirindo dentro e fora do país, recorrendo, para isso, a um leque de afinadores e restauradores estabelecidos no norte de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...