Tradições em Portugal – As Maias

A maior Mostra de Maias de Portugal em Valença
        
Até ao próximo dia 5 de Maio, Valença, colorida de flores campestres, vai reviver uma tradição secular, apresentando a maior Mostra de Maias em Portugal: 300 maias distribuídas pelas montras comerciais, edifícios públicos e principais praças da cidade.
Esta cidade fortificada, candidata a Património da Humanidade, e localizada no Alto Minho, junto à fronteira com a Galiza, vai proporcionar uma experiência única a todos os visitantes: a oportunidade de fazer boas compras, num ambiente florido - as giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas de Valença.
Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar. Cada Maia terá, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas.
De acordo com Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “A mostra das Maias são um incentivo à dinamização do comércio e turismo e um forte atrativo para visitar Valença, comprando no comércio tradicional, saboreando a gastronomia emblemática e pernoitando num dos nossos estabelecimentos hoteleiros. Valença vai apresentar, estes dias, um cartaz turístico único”.
Nos dias 4 e 5 de Maio, na Praça da República, na Fortaleza, vai decorrer a Feira da Flor, com mostra e venda de flores, arranjos florais e artesanato com motivos florais. No dia 4, vai realizar-se um workshop de Arranjos Florais, o qual proporcionará um primeiro contacto com o mundo da arte floral a todos os interessados.
Quem visitar Valença durante estes dias tem a oportunidade de participar na campanha “Compras com Maias” que habilita a um sorteio de um cruzeiro no Rio Douro, uma noite na Pousada S. Teotónio e um jantar em Valença (para que quem fizer compras, superiores a 10 euros, entre 25 de Abril e 5 de maio, nos estabelecimentos aderentes).

Mensagens populares deste blogue

Pedro Homem de Mello - 110 anos do seu nascimento

Cartaz das comemorações do Dia Nacional do Folclore Português

Romaria de São Bartolomeu do Mar em Esposende