Feira Gastronómica “Sabores da Aldeia” na Fortaleza de Valença

No fim-de-semana de 12 a 14 de Abril, na Coroada – Fortaleza, a Câmara Municipal de Valença vai realizar a Feira Gastronómica – Tasquinhas - “Sabores da Aldeia”.

Durante três dias, inúmeras tasquinhas vão apresentar os sabores mais genuínos da gastronomia tradicional valenciana: os enchidos e o presunto, acompanhados da tradicional broa de milho, as pataniscas, o bolo do tacho, o anho assado no forno, os rojões, o cozido à portuguesa, a feijoada, a sopa à lavrador, o arroz de sarrabulho, o bacalhau, o arroz malandro, os queijos, as belouras, as moelas, os bolinhos de bacalhau, a bola, a orelha de porco e o caldo verde de Valença (uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal), bem como a doçaria tradicional, devidamente acompanhados dos bons vinhos verdes locais.

Vão ser três dias em que o ambiente na Fortaleza será o ideal para almoçar, jantar, petiscar e deliciar-se com diversos pratos tradicionais, numa oportunidade única para fazer um roteiro gastronómico singular e genuíno pelos sabores mais tradicionais de Valença, e ainda divertir-se com o variadíssimo programa de animação popular, que complementará esta atividade.

PROGRAMA
12 DE ABRIL
19h00 Inauguração Oficial
21h30 Grupo Popular "Pequenos Minhotos"
13 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
15h00 Animação Itinerante
21h00 Grupo de Cordas "6tás9"
22h30 Grupo Popular "Sons do Minho"
14 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
11h30 Arruada de Bombos (Amigos do Bombinho e Bombos de Gondomil)
15h00 Encontro de Folclore Local

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Valença, com a colaboração das juntas de freguesia e associações do concelho, pretende mostrar o riquíssimo património gastronómico, tradicional, característico de cada uma delas, pois, de acordo com as palavras de Jorge Salgueiro Mendes, “as tasquinhas vão recordar os sabores antigos dos tempos dos nossos pais e avós, promovendo e recuperando receitas antigas. Este será um cartaz que dinamizará Valença, afirmando a nossa gastronomia, cultura, comércio e turismo”.

1 comentário:

  1. Ferramenta simples e gratuita de recolha de patrocínios, donativos e promoção das vossas festas, tasquinhas, concursos de gastronomia, etc:

    http://www.apoiantes.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...