Desfolhada Tradicional e Petiscos em Valença

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho, vai realizar-se no próximo fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, na freguesia de Cerdal, a terceira desfolhada tradicional, acompanhada de mostra gastronómica, com arroz de sarrabulho, rojões e petiscos.
Um carro de bois, carregado de milho, vai abrir o desfile da desfolhada tradicional, percorrendo a avenida da Junta de Freguesia, em Bogim, até ao cruzeiro, sábado, 20 de outubro, a partir das 21h00.
Uma eira tradicional vai ser improvisada no local e começa a desfolhada, soltam-se as cantigas, as anedotas, as estórias e as lendas. Os sons estridentes das concertinas e dos bombos vão entusiasmar os mais afoitos para umas desgarradas. Pelo meio a ânsia de aparecer uma espiga rainha e manda a tradição de roubar um beijo a uma donzela, ou de aparecer uma espiga com “filhos” e cumprir o ritual de acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.
No domingo, 21 de Outubro, o recinto reabre às 12h00 para o almoço onde o Arroz de Sarrabulho e os Rojões serão duas iguarias gastronómicas locais que será possível saborear.
A tarde será animada com bombos e concertinas. Numa festa minhota é claro que não pode faltar, também, o bom vinho e os petiscos. As tasquinhas terão os afamados vinhos verdes, os variadíssimos fumeiros, os pastéis e pataniscas de bacalhau, o bolo do tacho e é claro a doçaria regional.
A desfolhada é uma forma de revivermos as mais puras manifestações culturais minhotas, mostrando a dinâmica cultural e a riqueza etnográfica, promovida pelos movimentos associativos locais que é o grande objetivo deste evento.
Fonte do texto: Município de Valença

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...